Guitarrista Keith Richards lança terceiro álbum antes de sair em turnê com Stones

Share

Novo trabalho do músico terá as participações de Norah Jones e Aaron Neville

O guitarrista Keith Richards afirma nunca ter ouvido os discos solo que Mick Jagger fez quando deu um tempo dos Rolling Stones. “Fiz carreira solo porque ele deixou a banda nos anos 80. Ele fez carreira solo pelo seu ego”, disse em entrevista à revista GQ, durante uma das conversas que está tendo com a imprensa para divulgar mundo afora seu novo álbum solo, Crosseyd Heart (EMI/Universal), o terceiro sem os companheiros, mas com participação de Norah Jones e Aaron Neville.

Talvez por isso não espere que o amigo escute o trabalho bacana, de som atemporal, recheado de blues acústicos, de reggae de raiz, do folk americano e, claro, de rhythm and blues bem groovado. Tudo bem básico, cru, como o dono gosta. Mas, Richards pouco se importa. O que conta aqui é que, no tempo em que o álbum foi gravado (um hiato entre a última turnês dos Stones e a próxima, que passará pelo Brasil), o velho Keith foi um cara muito feliz.

Quem conta é o amigo Steve Jordan, que assumiu a produção do disco com o guitarrista: “Nos divertimos muito. Ele procurava coisas em seus arquivos de memória e, daí, começávamos a tocar pra valer. Keith era o primeiro a chegar e o último a sair”.

Assim nasceu Crosseyed Heart. “Para mim, eu nunca pensei nos discos como uma forma de ficar famoso ou de fazer um pronunciamento. Eu só queria fazer bons discos com bons músicos para tocar com os melhores e aprender”, explica o guitarrista, hoje um senhor de 72 anos, pai de quatro filhos adultos.

No Brasil
Por mais que ele negue, o disco, vocês sabem, é só um passatempo enquanto os Stones não retornam à estrada. Porque, isso ele não nega, é da banda formada há 50 anos que Keith Richards tira o pão de cada dia. Os brasileiros terão a chance de ver o cara ainda em ótima forma nos quatro shows que os Stones farão no Rio (20/2, no Maracanã), São Paulo (24 e 27/2 no Morumbi) e Porto Alegre (2/3, no Beira-Rio).

A turnê, a primeira do grupo na América Latina em dez anos, também passará por Buenos Aires, Montevidéu, Lima, Bogotá, terminando no dia 14 de março na Cidade do México. Os ingressos para shows de Jagger e companhia em Porto Alegre e em São Paulo já estão esgotados. No Rio, entradas para alguns dos lugares mais próximos do palco já esgotaram. Mas ainda há ingressos para os setores mais baratos, a partir de R$ 130.

Highlander
Ter 72 anos e continuar se esforçando para fazer longas turnês com uma banda de rock não impede que Keith mantenha acesa a selvageria necessária ao estilo. A atitude também. Não à toa, várias piadas hilárias se espalham na internet sobre sua resistência aos aditivos pesados que vem tomando ao longo dos anos.

Coisas do tipo: depois do apocalipse nuclear, só ficam ele e as baratas; quando ele colhe material para exames de sangue, o laboratório leva dias para achar sangue na amostra; seus filhos e netos não disputarão sua herança, porque vão morrer todos antes dele. A brincadeira mais recente é uma falsa campanha de preservação ambiental com o lema: Que mundo vamos deixar para Keith Richards?

Keih afirma se divertir com todas as piadas. “São inteligentes e representam o carinho das pessoas comigo. Todos criaram uma figura que não sou eu, é um roqueiro drogado e louco, um personagem de quadrinhos. Sinto que carrego essa imagem comigo, sem poder me desvencilhar. Como aqueles presidiários de desenho animado com a bola de ferro acorrentada à perna, sabe? Sou eu e minha imagem pública, não me liberto dela. Mas eu não gostaria de ser o rei num planeta de baratas!”, diz.

Correio 24h

Share
Visualizado 271 vez(es).