Dizer não na hora certa é a base de sua produtividade

Share

Em meio à crise econômica que vivemos em nosso país, alguns elementos passam a ter ainda mais importância. A produtividade é uma delas. As empresas no geral, tem equipes mais enxutas, mas tem de entregar mais. Com isso, precisamos de mais com menos. Por isso, a produtividade, que já é uma qualidade cada vez mais importante, se torna primordial. Mas ser produtivo muitas vezes não é fácil, pois vivemos em um mundo com diversas distrações e possibilidades de perda de foco. E como sabemos, ser focado é a base para sermos produtivos.

Mas para que você seja de fato produtivo, precisa aprender a dizer não para determinadas situações. Isso por que, ser produtivo não é passar horas e mais horas no escritório “trabalhando”. Na verdade, a produtividade está diretamente relacionada a questão de fazer o que há para ser feito e te dar muito mais tempo livre. Se você fizer algo que levava duas horas em uma, terá uma hora livre em seu dia. Num contexto de tempo maior, isso se te dá vários dias para que você possa se dedicar a outras atividades ou te dê mais tempo livre.

Resumindo, você entrega muito mais valor, com menos tempo gasto. Aí está a magia da produtividade!

Mas nem sempre é fácil atingir este patamar. Foco e atenção são habilidades que precisam ser treinadas. Nenhum cérebro é de fato, focado. Ele precisa ser treinado diariamente, para que ele possa ir melhorando aos poucos e tornando-se cada vez mais eficiente. E para isso, você precisa aprender a dizer não na hora certa!

Por que dizer não te tornará mais produtivo?

Antes de falarmos mais especificamente sobre a importância do não para a sua produtividade, precisamos entender alguns pontos básicos da produtividade. Steve Jobs disse certa vez uma frase que é fundamental para entendermos a produtividade: “Concentre-se naquilo que você é bom e delegue todo o resto”.

Dentro da organização de sua empresa, provavelmente há muitas questões envolvidas que te tomam tempo. Porém, grande parte delas não traz um retorno e acabam consumindo seu tempo e energia. Neste sentido, o primeiro ponto aqui é justamente delimitar o que é de fato importante e que precisa ser feito por você. O restante pode ser delegado, ou então, pode ser feito em outro momento. Aqui, entra o primeiro não e talvez, o mais importante, para a sua produtividade!

Saber dizer não a atividades que parecem essenciais, como orçamentos ou atendimentos em geral, é o primeiro passo para ser mais produtivo. A menos que você esteja diretamente na equipe de vendas, isso pode ser delegado a um funcionário bem treinado.

Dizer não ao que parece importante, é a base que dará sustentação a sua produtividade.

Depois disso, entramos em outro ponto importante. Delimitar o que é importante de fato e diferenciar o que é urgente. Nem tudo que parece urgente, é de fato importante. Por isso, é muito importante entender de que forma você é produtivo e o que é importante.

Por exemplo, imagine que seu foco é na parte estratégica de seu negócio. Muitas coisas podem parecer urgentes, mas geralmente, são pouco importantes. Sempre faça o que é importante primeiro. O restante pode esperar ou pode ser delegado. O segundo não para ser mais produtivo é o das urgências. Isso por que na grande maioria dos casos, urgência é oriunda de um planejamento ou execução falha. E isso pode ser prevenido e consertado antes de acontecer. Pode até dar mais trabalho no início, mas depois de um tempo, será fundamental para sua produtividade.

Depois de feito tudo isso, chegou a hora do não que muitas vezes, é o mais difícil. O não as distrações. Redes sociais, vídeos, fotos, celular, tudo isso acaba se tornando uma distração para a grande maioria das pessoas. Não que você deva se privar disso tudo, mas precisa dizer não na hora certa.

Em dados momentos, é até importante desligar o cérebro do trabalho um pouco e ver coisas diferentes. Mas no momento em que você precisa estar focado, saiba que é fundamental dizer não as distrações. Quando você precisar de foco, deixe todas estas distrações muito longe de você, para que você possa fazer o que há para ser feito. Depois disso, ou nos intervalos de descanso, você pode se entregar a estas distrações sem peso na consciência.

O exercício de dizer não na hora certa é muitas vezes, difícil e custoso. Ele exige treino e disciplina. Mas se você o colocar em prática, verá que em pouco tempo estará fazendo mais em menos tempo, sendo muito mais produtivo.

Se você for um empreendedor, ganhará tempo e dinheiro. Se for um funcionário, ganhará mais espaço na empresa e ficará menos sobrecarregado. No final, você ganha em termos financeiros e em qualidade de vida. Isso é ser produtivo! Em meu blog, o você vendendo mais é possível encontrar diversos conteúdos que te mostram como vender mais, confere lá!

Fonte: Plugcitários

Share
Visualizado 314 vez(es).